Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o aplicativo Quinto:

1- Tenho que pagar para usar o Quinto?
O Quinto é um aplicativo gratuito e você não paga nada para participar. Basta entrar na sua loja de aplicativos e fazer o download da versão mais recente. .

2- Como são selecionadas as perguntas do aplicativo?
As perguntas são selecionadas pela nossa equipe de profissionais, que avalia a relevância, interesse e popularidade de cada questão, sendo esta significativa para a maior parte possível de pessoas. A ordem das perguntas vai aparecer de acordo com os interesses cadastrados pelo usuário, juntamente com questões de maior destaque e atualidade classificadas pelo Quinto.

3- Como faço para sugerir uma pergunta para o Quinto?
Acesse o aplicativo, entre no menu do usuário e preencha o formulário com a sugestão da sua questão. Você será creditado por cada pergunta escolhida para entrar no app. Caso ocorram perguntas iguais ou similares, será respeitada a ordem de chegada para creditar a autoria da pergunta.

4- Posso mudar o meu voto?
Sim, você pode mudar seu voto uma vez, depois de ter respondido a uma pergunta. Basta entrar no menu "Mais opções", localizado no canto superior direito, e clicar em "Mudar voto". Lembre-se: você só pode mudar o seu voto uma única vez em cada pergunta.

5- Posso ocultar minhas respostas?
Ao criar o seu perfil no app, você pode escolher as opções: deixar o seu perfil visível apenas para você, deixar visível apenas para os seus amigos ou deixar visível para todo mundo no modo público. Além dessa configuração geral, as perguntas podem ser abertas ou fechadas de maneira isolada no momento da votação. Para perguntas já votadas, basta acessar a pergunta novamente e clicar no cadeado para alterar o modo de exibição.

6- O que vocês fazem com os resultados das votações?
Os resultados das votações são uma poderosa ferramenta de mudança, pois representam o que a maioria pensa e permitem que a sociedade tenha informações para tomar as providências necessárias. Esses resultados são mostrados no balanço geral das estatísticas, não expondo as respostas individuais do usuário, conforme nossa Política de Privacidade.

7- Como vocês usam meus dados?
Fique tranquilo, o Quinto respeita a sua privacidade e jamais vai expor os dados pessoais dos usuários ou as respostas das votações de cada um. As informações pedidas no cadastro são necessárias para garantir que os usuários sejam únicos e pessoas reais. Em nossos Termos de Uso, você acompanha todos os procedimentos que usamos para garantir que suas informações sejam tratadas de forma responsável e de acordo com as leis aplicáveis de proteção e privacidade de dados.

8- Como excluir a minha conta? Consigo recuperá-la depois?
Para excluir a sua conta, acesse o aplicativo, entre no menu do usuário, clique em “Excluir conta” e sua conta será desativada. Se você quiser voltar para o Quinto, é só reativar sua conta efetuando o login com os dados cadastrados.

9- Como convido amigos para participarem do Quinto?
Você pode convidar seus amigos de outras redes sociais, e-mail e WhatsApp para o Quinto. É só clicar no menu "Convidar Amigos" e escolher como você quer convidá-lo. Ele vai receber um link que irá redirecioná-lo para fazer o download do app.

10- O que acontece quando eu escolho "Prefiro opinar depois" na votação?
A pergunta não é respondida e volta para a listagem geral de questões. Ela vai ser oferecida em outro momento para você. Caso não queria ver essa pergunta definitivamente, clique no canto superior da pergunta e escolha a opção "Não quero ver isso".

11- Posso favoritar uma pergunta?
Na exibição da pergunta, você pode favoritá-la antes ou depois de respondê-la. Toda pergunta favoritada fica disponível no menu esquerdo, na aba “Favoritas”. Você pode consultá-las por tipo de categorias.

12- Quem escreve os textos informativos que acompanham as perguntas do Quinto?
O Quinto tem uma equipe de jornalistas responsáveis por produzir estes conteúdos seguindo os princípios de clareza das informações, responsabilidade, objetividade, neutralidade e ética da profissão.

13- O que é o ambiente de debate?
É um espaço dedicado aos comentários relacionados às perguntas. O Quinto preserva a dignidade e o respeito ao outro, evitando conteúdos impróprios em seus canais. Por isso, nos reservamos o direito de remover posts, comentários e usuários que sejam abusivos e difamatórios, preconceituosos, obscenos ou fraudulentos, que façam propaganda, divulgação pessoal ou de produtos, spams ou violem qualquer lei, norma ou regulamento sob qualquer aspecto. Tudo isso para manter a diversidade de pensamentos e a livre troca de opiniões.

14- O Quinto é do governo?
Não, o Quinto é uma ferramenta da democracia direta que busca uma maneira da população ser ouvida, sem a presença do governo ou qualquer partido. Os resultados das votações representam a preferência da maioria, sem interferências externas.

15- O Quinto é um veículo de comunicação?
Não, não temos essa pretensão e tampouco fazemos parte de qualquer mídia nacional, local ou com interesses em publicidade.

Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@oquinto.org.
oquinto.org